Como Desenvolver Autoconfiança Seguindo 5 Práticas Simples

Como Desenvolver Autoconfiança Seguindo 5 Práticas Simples

Sem dúvida, aprender a como desenvolver autoconfiança é um elemento essencial para nossas vidas, afinal, sem ela é impossível sairmos da inércia e começarmos a buscar aquilo que tanto desejamos e merecemos, tanto em nossa vida pessoal quanto em nosso negócio.

 

Contudo, infelizmente o que se torna mais comum é encontrarmos pessoas esperando pelo momento em que se sentirão mais autoconfiantes para só então começar a agir. Enquanto esperam por esse momento chegar, ficam como coadjuvantes em suas próprias histórias de vida.

 

Mas hoje quero te convidar a aprender algumas práticas simples para você agir com determinação e confiança no seu dia a dia.

 

Vamos começar a explorar alguns recursos simples que te auxiliarão a desenvolver sua autoconfiança?

 

“A baixa autoconfiança não é uma sentença de morte. Autoconfiança pode ser aprendida, praticada e dominada – assim como qualquer outra habilidade. Depois de dominá-la, tudo na sua vida mudará para melhor.” – Barrie Davenport

 

Como Desenvolver Autoconfiança com 5 Práticas Simples

Um ponto fundamental que precisamos entender é que a autoconfiança está intimamente ligada à nossa capacidade de acreditar em nós mesmos e em saber como lidar com os desafios ou adversidades que surgem em nossos caminhos.

 

Assim, nossa autoconfiança pode ser o ponto determinante entre as nossas capacidades e o nosso desempenhos.

 

Ou seja, a confiança que temos em nós mesmos pode afetar diretamente como iremos realizar determinada tarefa e de que forma nós iremos nos comportar em determinadas situações.

 

Sim, é a autoconfiança que influenciará os resultados que teremos e o quão bem-sucedido nós seremos ou não ao realizar algo.

 

 

Em vista disso, vamos conhecer às 5 práticas simples que preparei para você…

 

1 – Cuide do Seu Corpo

É difícil se sentir confiante se o seu corpo não está sendo cuidado da forma como deveria.

 

Portanto, cuidar do seu sono, ter uma dieta saudável, hidratar-se corretamente e fazer exercícios físicos é fundamental.

 

Pois é, nada de muito novo, né? Provavelmente você já deve ter visto isso em alguns outros lugares… Mas por que então poucas pessoas fazem isso?

 

E aqui vem um ponto muito importante: é justamente pela simplicidade dessas recomendações que infelizmente muitas pessoas esquecem de exercitá-las.

 

Um estudo publicado em 2016 pela revista Neuropsychiatric Disease and Treatment mostrou que a melhora da imagem corporal dos participantes devido a atividade física regular permitiu que eles se sentissem mais confiantes em relação a si mesmos.

 

Demais né?

 

E isso nos leva ao próximo passo…

 

2 – Libere sua Pose de Poder

Sem dúvida a linguagem corporal é uma forte maneira de transmitir a nossa confiança, afinal, nada expressa melhor aquilo que nós estamos sentindo do que a nossa própria fisiologia.

 

Assim, se colocar em posição de poder – como a pose do Super Homem ou da Mulher Maravilha – por poucos segundos, pode aumentar, quase que instantaneamente, a sua confiança em si mesmo.

 

3 – Tenha Uma Mentalidade de Crescimento

Observe que a mentalidade que temos tem um peso significativo sobre o nível de autoconfiança que possuímos, afinal, se acreditamos que não somos bons numa determinada tarefa, o nosso desempenho é reduzido significativamente.

 

Desta forma, busque desenvolver uma mentalidade sedenta por seu desenvolvimento e aprendizagem, observando que:

 

– Cada um de nós pode possuir diferentes habilidades e facilidades, contudo, nossas capacidades e talentos podem ser desenvolvidos através do esforço e experiência.

 

– Que todo resultado que obtemos é um convite para aprendermos algo novo, mesmo sendo um resultado esperado ou não.

 

– O sucesso não vem por acaso, toda vitória implica em trabalho duro, persistência e desenvolvimento.

 

– Somos convidados constantemente a aprender e continuar melhorando sempre, estando sempre dispostos a abraçar novos desafios.

 

Além disso, nesse post “Mentalidade de Crescimento: Como Desenvolver a Sua” você poderá aprender algumas técnicas para colocar esse passo em prática ainda hoje.

 

4 – Celebre Todas as Suas Vitórias

Outro passo fundamental de como desenvolver autoconfiança está no segredo por trás das vitórias. Na verdade, das pequenas vitórias.

 

Pare e imagine o seguinte: quantas vitórias você teve no dia de hoje? E ontem? Semana passada? Mês passado?

 

Talvez pode até ser que num primeiro momento você não consiga se recordar de todas, e sabe o por quê? Porque talvez você não tenha o costume de valorizar as pequenas conquistas.

 

Mas me diz uma coisa, do que são feitas as grandes vitórias? De pequenos passos, certo? De pequenas vitórias, que foram sistematicamente concluídas, para que desta forma a grande vitória fosse alcançada, certo?

 

E quantos pequenos passos, quantas pequenas vitórias, você conseguiu alcançar  hoje? Talvez ter acordado no horário, feito aquela ligação que tanto precisava, conversado com seu cônjuge, deixado seu filho ou filha na escola, lido por completo esse artigo, feito aquela tarefa que você vinha adiando há um certo tempo…

 

Por que estou perguntando isso? Porque cada um desses pequenos passos devem ser celebrados tal como as grandes vitórias.

 

Porque dessa forma você começa a enxergar seus sucessos constantes, ou seja, todas as vitórias que você tem diariamente, o que servirá como uma grande força para mostrar suas potencialidades e fortalecer sua autoconfiança.

 

5 – Tenha Compaixão por Si Mesmo

Quer saber de uma verdade irrefutável para todos os seres humanos? Todos nós em algum momento em nossa jornada iremos cometer algum erro, falhar ao tentar realizar algo ou simplesmente nos depararmos com situações desfavoráveis. Isso é normal, assim é a vida.

 

Essa é nossa busca por melhorias constantes…

 

Contudo, diferente de como pensam alguns, falar mal consigo mesmo, xingar-se ou se “corrigir” negativamente não vai te motivar a melhorar e muito menos evitar que aconteça de novo.

 

Inclusive, atitudes como as descritas acima podem minar consideravelmente com sua confiança em si mesmo.

 

Um estudo publicado em 2009 no Journal of Personality, mostrou que a autocompaixão contribui significativamente para a melhora da sua autoconfiança.

 

Portanto, quando se deparar com situações onde você não desempenhou como desejava, cometeu alguma falha… ao invés de partir para uma possível agressão mental contra si mesmo, respire fundo, abra um sorriso, lembre-se… ninguém é perfeito.

 

A mudança de alguns padrões comportamentais combinada com essas práticas diárias simples e uma mentalidade certa são os ingredientes fundamentais para desenvolver sua autoconfiança.

 

Assim, te convido a pegar um papel e uma caneta e escrever um plano de ação para colocar cada uma desses passos em prática a partir de hoje. Posso contar com você?

 

Ah! Se você ficou com alguma dúvida, a caixa de comentários está aberta para você. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *